Comprar ou Alugar?

 

Várias pessoas se perguntam isso, todos os dias. Viemos aqui para lhe mostrar que não existe uma opção melhor que a outra. Tudo depende da sua atual situação.

Comprar

A compra de um imóvel pode ser feita de duas maneiras distintas. Uma delas é à vista, quando você dispõe de todos os valores necessários e o negócio é feito diretamente com o proprietário. Essa é a melhor opção de compra, pois não há nenhum tipo de dívida com o banco.

Outra alternativa é o financiamento habitacional, que é o modelo utilizado quando você tem apenas parte do dinheiro ou uma pequena entrada, sendo que o banco deve dispor do restante, sob uma taxa de juros e sujeito à análise de crédito.

Aqui, é preciso fazer uma pesquisa a fundo para decidir qual é a melhor instituição em relação à taxa de juros e encargos cobrados, para poder realizar o melhor negócio possível.

Vantagens de comprar de um imóvel

São várias as vantagens de se optar pela compra de um imóvel em vez do aluguel. Como a residência é sua, você poderá realizar qualquer tipo de reforma sem a necessidade de comunicar a um possível proprietário.

Não existe a necessidade de se mudar ao final do contrato ou que o senhorio peça o imóvel a qualquer tempo. O imóvel pode valorizar com o tempo, o que também conta para o seu patrimônio e como um investimento para o futuro.

Alugar

O aluguel é outra opção disponível para quem procura um imóvel. Com bem menos exigências do que na compra,.

Nesse caso, a imobiliária, que fica responsável pela administração do imóvel e todos os problemas que possam vir a acontecer com o inquilino

Vantagens de alugar um imóvel

Caso você seja uma pessoa que não gosta de ficar muito tempo no mesmo lugar, ou tem um emprego que exige que se mude de tempos em tempos, o ideal para você não é a compra, mas o aluguel.

Outro ponto que deve ser analisado é que, ao alugar um imóvel, a responsabilidade pela manutenção desse é do proprietário do imóvel.

Comprar ou alugar tem seus prós e contras e, para decidir qual é a melhor opção para você, é preciso analisar todos os detalhes de ambas as opções em relação às suas atuais condições e objetivos.

Voltar